VIDA PÚBLICA DE WILSON PICLER

Integridade, independência e transparência.

Em 2006, Wilson Picler teve sua primeira experiência eleitoral ao disputar uma vaga à Câmara Federal, levando por todo Paraná a bandeira da Educação. Mesmo sendo novato, conseguiu ficar na primeira suplência da coligação PDT, PP, PTB, PSB, obtendo 36.820 votos. Após a eleição de Homero Barbosa Neto à Prefeitura de Londrina, Wilson Picler assumiu sua vaga de Deputado Federal, em 5 de janeiro de 2009. Logo em seu discurso de estreia, Wilson deu o tom de como seria sua atuação na Câmara Federal ao afirmar que iria lutar pela inclusão social através da educação, alinhando-se com o Senador Cristovam Buarque. Durante seu mandato de 2009 a 2010, Picler se destacou como membro titular da Comissão de Educação e Cultura (CEC) e como Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional, assim como na defesa da classe dos trabalhadores da Segurança Pública e das Forças Armadas, em especial, Exército e Aeronáutica. Em 2010, concorreu novamente à Câmara Federal tendo dobrado sua votação anterior, alcançando significativos 69.215 votos, mas ficando na 3ª suplência.
Em 2010/2011, como presidente do Diretório Municipal do PDT, Wilson Picler articulou a vinda do Deputado Federal Gustavo Fruet para o PDT, oferecendo-lhe a presidência e dando-lhe total garantia de que seria candidato a Prefeito de Curitiba em 2012. Em 6 de outubro de 2010, Gustavo Fruet filia-se ao partido e, em dezembro de 2011, Picler presidiu a reunião da Executiva estadual do PDT em que homologou a nova executiva municipal com Gustavo Fruet à frente da Presidência do PDT de Curitiba, conforme palavra empenhada.
Durante a eleição municipal de Curitiba em 2012, Wilson Picler coordenou a chapa de Vereadores que elegeu 8 candidatos conforme previsto. Colaborou também com a chapa majoritária fornecendo estrutura logística e tecnológica, tendo sido também idealizador da estratégia da virada que garantiu a vitória de Gustavo Fruet para Prefeito de Curitiba.
Em maio de 2013, Picler se licencia de suas funções políticas para reassumir a Presidência do Grupo Uninter, quando então Implanta uma série de transformações, surpreendendo os Auditores Independentes da PricewhaterhouseCoopers (PWC), uma das 5 maiores empresas de auditorias do mundo, que, ao auditarem a Uninter pela 5º ano consecutivo, se depararam com melhorias invejáveis em todos os indicadores de desempenho econômico e educacional da empresa. Em outubro de 2013 foi laureado pela Câmara Municipal de Curitiba como Cidadão Honorário de Curitiba por unanimidade entre os vereadores da cidade de Curitiba. Em 22 de fevereiro de 2015, Wilson Picler visita o fundador e Presidente Nacional do Partido Ecológico Nacional (PEN51), Deputado Adilson Barroso. Na ocasião, após conversações muito profícuas, Wilson Picler aceita o convite para Presidir e reorganizar o PEN no estado do Paraná. Na sua posse como Presidente Estadual do Partido Ecológico Nacional (PEN51) do Paraná, em solenidade ocorrida no dia 2 de março de 2015, no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, o Presidente Nacional Adilson Barroso, diante dos demais membros do Diretório Nacional e dos demais Presidentes Estaduais do Partido lança Wilson Picler como Pré-Candidato a Prefeito de Curitiba. Em outubro de 2015 Wilson Picler é laureado com o título de Cidadão Honorário de Guaíra-PR. Em abril de 2018, a Associação Comercial do Paraná confere o título Cidadania ACP para o professor e empresário Wilson Picler, também membro do Conselho Superior da entidade. A homenagem é concedida a pessoas que tenham desenvolvido notável atividade em benefício do engrandecimento e defesa das instituições nacionais e da democracia, exercendo princípios da cidadania, direito, justiça e solidariedade. No dia 23 de agosto de 2021, por iniciativa, aprovada por unanimidade pela Câmara, do vereador Nori Sato, a Uninter é homenageada com o Diploma Congratulações e Aplausos, recebido pelo seu Presidente e Chanceler Wilson Picler nos estúdios do SUPER CANAL 13 -TV PROFISSÃO.

CIDADÃO HONORÁRIO DE CURITIBA.

UM HOMEM TRANSFORMADOR DE VIDAS, CONSTRUINDO HISTÓRIAS DE SUCESSO.

Natural de Guaíra (PR), Picler passou a infância e parte da adolescência em Maringá (PR). Aos 16 anos, ele se muda para Curitiba para fazer o curso de Técnico em Eletrônica do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica Federal do Paraná (CEFET-PR), atual Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Depois, gradua-se em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e faz o Mestrado na Unicamp. Interrompe, então, sua carreira acadêmica e vai atrás de seus sonhos. Assim, em 1996, funda sua primeira empresa, em Curitiba, na área da educação, que deu origem à atual Uninter, presente em todo o Brasil com mais de 600 polos, 215 mil alunos ativos e mais de 500 mil formados. Hoje, Wilson além do sonho de ver a Uninter transformada em Universidade, prepara-se para o doutorado.
Tito Zeglin, em discurso vibrante, saudou o homenageado entusiasticamente: “Já dizia Aristóteles, a grandeza não está em receber honras, e sim em merecê-las. E Wilson, no exercício de sua função, tem prestado relevantes serviços à cidade de Curitiba”. Segundo o vereador, a visão de Picler sobre educação, demonstra toda a grandeza de seu ideal maior que é levar o Brasil ao desenvolvimento por meio do conhecimento, ou como ele mesmo afirma: “a educação não é a preparação para a vida, e sim a própria vida acontecendo em tempo real”.
O ilustre vereador lembrou ainda que neste mesmo ano de 2018, Wilson recebeu os títulos de Cidadania ACP, da Associação Comercial do Paraná; e Educador do Ano, pelo jornal Indústria e Comércio.
Experiência na política e reconhecimento da Aeronáutica.
Em 2006, Wilson Picler teve sua primeira experiência eleitoral ao disputar uma vaga à Câmara Federal com a bandeira da Educação, quando ficou na primeira suplência, obtendo 36.820 votos. Após a eleição de Homero Barbosa Neto à Prefeitura de Londrina, Picler assumiu sua vaga de Deputado Federal, em 5 de janeiro de 2009, prometendo lutar pela inclusão social através da educação. E foi o que fez, destacando-se como membro titular da Comissão de Educação e Cultura (CEC) e como Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional, assim como na defesa da classe dos trabalhadores da Segurança Pública e das Forças Armadas, em especial, e Aeronáutica, que lhe conferiu uma das mais importantes e significativas honrarias das Forças Armadas do Brasil.